Cultura

Guia do luxo no sul do Brasil

Especialista em mercado de luxo, Manu Berger lança seu primeiro livro e convida L'Off a conhecer o segmento premium no sul do Brasil

Guia do luxo
Guia do luxo

Foi-se o tempo em que luxo era sinônimo de casacos de pele, bolsas exageradas e ostentação de riqueza. Na era do estilo moderno, luxo tem mais a ver com caráter único, significado de experiência e tempo do que com exorbitância, mas ainda assim representa um alto nível de execução, qualidade e estética – dos materiais à expertise, serviço, experiência e sensibilidade envolvidos na criação de um produto de luxo.

Especialista no assunto, a fundadora do site Terapia de Luxo, Manu Berger, escreveu o livro Entre Taças de Champagne e Cálices de Vinho,traçando a história do luxo desde o início da civilização até os dias de hoje, dando ênfase, especialmente ao mercado premium na França e na Itália. Mas a ideia da autora não é apenas informar, mas dividir com os leitores as experiências de luxo que ela mesma vivenciou, como uma visita à fábrica de bolsas da Gucci, em Milão, e as etapas do processo de confecção de sapatos sob medida na Christian Louboutin, com isso exemplificando essa conotação evoluída de luxo – que se relaciona mais com a jornada do consumidor do que com status social. Depois de lançar o livro em São Paulo, ela convidou a reportagem da L’Officiel para acompanha-la durante a turnê de lançamento no sul do país, por onde passamos por Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, terra natal da autora.

É verdade que a cidade de São Paulo concentra mais de 60% do mercado de luxo no Brasil, mas o sul do país tem experimentado um alto investimento nesse segmento. Ao caminhar pelos corredores silenciosos e perfumados do Shopping Pátio Batel, em Curitiba, lojas high-end como Louis Vuitton, Prada e Versace despontam nos corredores. “O consumidor é universal, pode comprar de qualquer lugar, mas quem consome luxo ainda gosta da experiência de consumo presencial, são consumidores muito exigentes”, explica Simone Soifer, diretora do shopping, durante o coquetel de lançamento do livro de Manu. José Ost, outro convidado e Presidente Executivo do Centro Europeu, atribui o investimento no segmento à geografia da cidade. “É um ponto estratégico para atender os sulistas que não querem ir até São Paulo, mas também fazendeiros de países como Paraguai e Argentina”.

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Shopping Pátio Batel, em Curitiba
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Shopping Patio Batel

Na capital catarinense, o grande carro-chefe do mercado de luxo é obviamente o turismo. Mas mesmo lá, terra dos camarotes milionários de réveillon, hotéis glamorosos perdem a vez para estabelecimentos superexclusivos com pegada low-profile como o resort Ponta dos Ganchos, que tem apenas 25 quartos e privacidade total como um de seus motes. 

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Ponta dos Ganchos, Santa Catarina
Ponta dos Ganchos, Santa Catarina
Ponta dos Ganchos, Santa Catarina
Ponta dos Ganchos, Santa Catarina
Ponta dos Ganchos, Santa Catarina
Ponta dos Ganchos, Santa Catarina
Ponta dos Ganchos, Santa Catarina
Ponta dos Ganchos, Santa Catarina
Ponta dos Ganchos, Santa Catarina
Ponta dos Ganchos, Santa Catarina

Na terceira parada da turnê, em Porto Alegre, onde o luxo aparece com cara mais cosmopolita e despretensiosa, jovens designers de joias como Eduarda Brunelli, por exemplo, abordam a joalheria com todo o cuidado e qualidade que ela implica, mas buscando simplicidade e inovação no design e na mistura de metais nobres com gemas naturais e materiais alternativos como madeira esculpida - "simplicidade nada tem a ver com o simplório", explica a designer. 

“Aqui no Sul, as pessoas gostavam muito de exibir marca, status, agora são um pouco mais discretas e se importam mais com a qualidade dos produtos. Antes queriam comprar mais, agora querem comprar melhor”, resume a RP Roberta Busato. "Acho que hoje todo mundo busca uma conexão emocional ou investimento intelectual no que consome, é uma experiência pessoal e intuitiva”, completa.

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Iguatemi de Porto Alegre
VINIDALLAROSA
VINIDALLAROSA
Alemaya manuberger
Manu e a mãe

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