Wellness

Envelheça como Vinho e Entenda o seu corpo!

Saiba como diferenciar o que é natural ou não conforme a idade avança com dicas do Médico nutrólogo e geriatra Dr. Juliano Burckhardt.
clothing apparel hat sun hat sunglasses accessories accessory person human

Envelhecer é o ato mais natural da vida, mas tornar esse processo leve e saudável demanda um investimento a longo prazo. E é por isso que hoje o Médico Nutrólogo e Geriatra Dr. Juliano Burckhardt nos explica 07 processos de envelhecimento e como eles afetam nosso corpo, assim como lidar de forma saudável com cada um deles.

“Quando falamos de alterações causadas pelo envelhecimento, podemos dividi-las em duas categorias: senescência e senilidade. Enquadram-se como senescência todas aquelas mudanças que ocorrem devido ao processo natural de envelhecimento e que todos nós iremos apresentar, como perda de massa muscular e firmeza da pele. Já a senilidade abrange mudanças patológicas, ou seja, alterações que não são naturais do envelhecimento e podem prejudicar muito a qualidade de vida do indivíduo, ocorrendo devido a fatores como estilo de vida, genética, uso de medicamento e condições pré-existentes”, explica o médico nutrólogo e geriatra Dr. Juliano Burckhardt

1. Sua pele enruga

Screenshot 2021-06-08 at 12.37.36.png
Foto: Reprodução/Instagram @colleen_heidemann

A pele é uma das principais sinalizadoras do processo de envelhecimento. “Conforme envelhecemos, ocorre uma degradação das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis por conferir sustentação e elasticidade ao tecido cutâneo. Além disso, a pele passa a produzir menos suor e oleosidade e perde parte do tecido gorduroso que confere volume. Como resultado, podemos percebê-la menos elástica e firme e mais ressecada, enrugada, flácida, frágil e sensível”, diz o médico. 

Apesar da imensa disponibilidade de produtos retardantes do processo de envelhecimento da pele, procedimentos de reposição de colágeno, massagens e preenchimento, a melhor escolha continua sendo o uso de protetores solar. Estamos falando não só de efeito estético, mas principalmente da saúde!

Cada vez mais vemos mulheres sendo adeptas da naturalidade, com poucas interferências cosméticas onde o "Body Positive" consegue trazer a importância da aceitação em um momento de tantas mudanças.

2. Seus cabelos ficam brancos e fracos

Screenshot 2021-06-07 at 15.28.18.png
Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle

Assim como a pele, os cabelos também são claramente afetados pelo envelhecimento, tornando-se menos densos, sem cor e mais propensos a queda. “A diminuição dos melanócitos também ocorre no couro cabeludo, o que explica o surgimento dos fios grisalhos. Além disso, com a diminuição no metabolismo, notamos um afinamento da fibra capilar e uma desaceleração na velocidade de crescimento dos fios, o que resulta na redução da densidade do cabelo”, explica o especialista.

Momento perfeito para novas possibilidades para aquelas que desejam colorir os cabelos, assim como valorizar os tons de cinza já naturais. Nessa quarentena diversas artistas assumiram seus grisalhos, como Tatá Werneck, Samara Felippo, Astrid Fontenelle e Glória Pires.

3. Sua memória e capacidade de raciocínio já não são mais as mesmas

Screenshot 2021-06-07 at 18.40.16.png
Foto: Reprodução/Instagram @colleen_heidemann

“O cérebro e o sistema nervoso também são afetados pelo envelhecimento, pois há uma diminuição no número de células cerebrais, na comunicação entre os neurônios e na capacidade do organismo de criar novas conexões neuronais, o que faz com que o raciocínio fique mais lento, processar informações seja mais difícil e lapsos de memória sejam mais frequentes. Devido às alterações no sistema nervoso, também podemos notar mudanças no equilíbrio, na percepção, na postura e na sensibilidade.”

Manter-se mentalmente ativo também é essencial para o envelhecimento saudável, principalmente no que diz respeito à saúde do cérebro. Por isso, invista em interações sociais e em atividades que te dão prazer, como ler, cozinhar, montar quebra-cabeças ou aprender uma nova língua ou instrumento.

4Você ganha peso mais facilmente

Screenshot 2021-06-08 at 13.13.29 copy.jpg
Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle

A prática regular de exercícios físicos também é de extrema importância. E isso não quer dizer necessariamente ir à academia puxar peso. “Fazer alongamentos, dançar, pular corda, caminhar, correr, andar de bicicleta ou com o cachorro. Tudo isso conta como exercício físico, ajudando a prevenir a obesidade e melhorar a função cerebral e a saúde cardiovascular e musculoesquelética, além de aumentar sua disposição e bom-humor e contribuir para o gerenciamento do estresse, que também pode prejudicar o organismo, principalmente o coração e a mente.

Conforme envelhecemos, é comum engordarmos com mais facilidade. “Isso porque o nosso metabolismo, ou seja, a forma como o corpo consome energia, diminui com o passar da idade. E um metabolismo mais lento faz com que queimemos menos calorias mesmo com exercícios, pois as células consomem os nutrientes mais devagar e tendem a reservar gordura para casos de necessidade. Por isso, é normal ganharmos peso quando ficamos mais velhos”, destaca o geriatra.

5. Locomover-se fica mais difícil

Screenshot 2021-06-08 at 12.45.39.png
Foto: Reprodução/Instagram @lindaandwinks

Os ossos e músculos também sofrem alterações devido ao processo de envelhecimento. “Com a idade, há uma diminuição do tamanho e densidade dos ossos, o que faz com que se tornem mais fracos, porosos e, consequentemente, mais suscetíveis a fraturas. É por esse motivo também que algumas pessoas perdem alguns centímetros de altura ao envelhecerem”, diz o Dr Juliano Burckhardt. “Os músculos, por sua vez, perdem força, resistência, massa e flexibilidade. Todos esses fatores contribuem para a redução da mobilidade, equilíbrio, força e estabilidade.”

É indispensável uma alimentação balanceada rica principalmente em fibras, frutas, vegetais, legumes e proteínas magras. Não se esqueça também de beber bastante água. Por sua vez, evite o consumo excessivo de sal, açúcar e gorduras saturadas, que podem aumentar a incidência de condições como câncer, hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares

6Sua vida sexual também muda

Screenshot 2021-06-08 at 13.21.14.png
Foto: Reprodução/Instagram @greceghanem

Conforme envelhecem, homens e mulheres podem perceber mudanças nos órgãos genitais e na relação com os outros de formas distintas. “Devido a menopausa, a mulher sofre com uma diminuição nos níveis de estrogênio que pode fazer com que o desejo sexual diminua, o que ainda é intensificado devido a fatores comuns desse período que tornam o sexo menos prazeroso, como a diminuição da lubrificação vaginal e a atrofia da musculatura da região”, diz o especialista.

Entretanto para quem quer se manter ativo sempre há uma saída, a intimidade com o parceiro é a principal ferramenta para essa adequação ao novo estilo de vida, consultas em dia com Ginecologista, criatividade e bom humor.

Atualmente o mercado conta com diversos produtos para auxiliar na lubrificação então vá em frente e explore o melhor disso.

7. Sua relação com o banheiro muda

Screenshot 2021-06-07 at 18.35.55.png
Foto: Reprodução/Instagram @advancedstyle

Controlar a bexiga pode tornar-se um desafio conforme os anos passam. “Isso porque o processo de envelhecimento causa uma redução da elasticidade e, consequentemente, da reserva funcional dos rins. Além disso, os músculos da bexiga e do assoalho pélvico perdem força. Esses fatores podem fazer com que seja mais difícil eliminar toda a urina e controlar a bexiga, resultando assim em incontinência urinária”, afirma o Dr Juliano Burckhardt.

Yoga e Pilates possuem exercícios que auxiliam na prevenção de tal desconforto, entretanto em caso de mulheres que já tiveram filhos é comum que sejam mais sensíveis e precisem de uma atenção redobrada.

Tags

Posts recomendados