O chá de hibisco, também chamado de chá de malva ou malva-rosa, é classificado como um chá de ervas. Ele é preparado com as folhas secas da flor de hibisco e oferece vários benefícios à saúde. Alguns estudos mostram que os extratos de hibisco aceleram o processo de cicatrização de feridas, ajudam a perder peso ou afetam positivamente a saúde do cabelo. Além disso, o chá de hibisco tem a capacidade de controlar a hipertensão e tem propriedades antidepressivas. Especialmente nos últimos anos, esse chá de cor vermelha ganhou popularidade em todo o mundo ao entrar no radar das pessoas que buscam uma vida mais sáuvel pois pode ser consumido quente e frio, também é rico em vitamina C.
Pode ajudar a tratar doenças de pele
O chá de hibisco pode atuar como adjuvante na cicatrização de feridas e no tratamento de outras doenças de pele. Estudos demonstraram que os extratos de hibisco são mais eficazes do que algumas pomadas usadas no tratamento de feridas tópicas.
Pode suportar a perda de peso
A pesquisa diz que a flor de hibisco, rica em polifenóis e flavonóides, é uma defensora da luta contra a obesidade. Além disso, o extrato de hibisco também é eficaz na redução dos níveis de colesterol e na regulação da flora intestinal.
Pode fazer o cabelo crescer mais
O chá de hibisco também pode ser usado para um crescimento e brilho mais rápidos dos cabelos. Em um estudo realizado na Palestina, concluiu-se que a flor de hibisco suporta a saúde do cabelo e do couro cabeludo. Preparado embebendo as folhas de hibisco em água morna, se aplicado no couro cabeludo e no cabelo em intervalos regulares, a saúde do cabelo pode ser afetada positivamente.
Pode reduzir a ansiedade, aumentar o sono
Sabe-se que os extratos de hibisco têm efeitos calmantes e redutores de ansiedade. Além disso, esses extratos podem ser uma solução para problemas como dor, febre e dor de cabeça.
Pode ter efeitos antioxidantes
Antioxidantes são moléculas que ajudam a combater compostos chamados "radicais livres" que danificam suas células. O chá de hibisco é forte em antioxidantes e, portanto, pode ajudar a prevenir danos e doenças causadas pelo acúmulo de radicais livres.