Viagem

Salone del Mobile Milano 22: roteiro à prova de erros em Milão

Vem conferir as dicas especiais da Camila Neves para brilhar no roteiro em Milão.

architecture building window handrail banister flooring skylight

Agora que o viajar pelo mundo foi, enfim, facilitado — sobretudo aos que têm uma das vacinas aprovadas em dia — muitos planos engavetados estão sendo retomados. Acabo de desembarcar em Milão, onde acontece até domingo (12) o celebrado retorno da semana italiana de design. Trata-se da 60ª edição do Salone del Mobile Milano, sediado no pavilhão Fiera Milano Rho, mas que se estende pela cidade de ponta a ponta. Lindo de ver! 

Há um número sem fim de centros de exposição secundários como a Universidade de Milão. É lá que o brasileiro Isay Weinfeld assina o espaço Supercalifragilisticexpialidocious (sim, música-tema de Mary Poppins) e se une a milhares de outros expositores oficiais e extraoficiais focados no tema do ano: soluções para um futuro sustentável.

Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Camila Neves
Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Camila Neves

Adoro design e estou ansiosa para percorrer distritos como o Brera, onde se concentram os showrooms das principais marcas — inclusive de moda, sempre onipresente na capital italiana — que organizam mostras gratuitas imperdíveis em todo o período do evento. Mas foquemos na exploração, especialidade por aqui. 

A primeira dica essencial é escolher sapatos confortáveis e dar o start a pé, pelo centro; caminhar livremente pelas charmosas ruelas milanesas e se deixar surpreender pelas intervenções especiais da semana sem nunca, jamais, ignorar os clássicos: Duomo, cartão postal gótico com 3.500 estátuas e 135 torres que levou nada menos que 500 anos para ser finalizado, Castelo Sforzescoa, um antigo centro de poder repleto de arte renascentista dividida em doze museus distintos, e Teatro La Scala, casa de ópera datada de 1778 e conhecida como símbolo de resistência italiana ao domínio austríaco no século XIX são obrigatórios. 

Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Camila Neves
Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Camila Neves

A Galeria Vittorio Emanuele II é minha preferida pessoal. Mais do que uma simples galeria comercial de luxo, guarda tesouros novos e antigos lado a lado, além da impressionante arquitetura belle époque com direito a mosaicos, candelabros de ferro forjado e barras minuciosamente esculpidas. É a sala de estar dos milaneses, um ponto de encontro gastronômico e cultural desde 1867, quando foi fundada pelo então rei Vittorio Emanuele II — 1867 é também o ano de abertura do Camparino in Galleria, atual bar da Campari. O espaço ainda contempla lojas das grifes que mais importam, uma deliciosa unidade da confeitaria Marchesi 1824 e a extensão da Fondazione Prada, com expos que sempre valem a visita. Mas nada se compara à hospedagem in loco na recém-reformada propriedade adquirida pelo norueguês Alexander Vik. 

Mais do que hotelier, Alex é um assíduo colecionador de arte com dom de transformar espaços em hotspots artsy. Ele replicou o sucesso das propriedades chilenas e uruguaias e decorou os 89 quartos e suítes do caçula Galleria Vik com obras de artistas italianos, uruguaios e gringos. Há ainda uma imponente réplica em tamanho original de “O Pensador”, mais famosa escultura de Rodin, logo na recepção. Acordar e tomar café da manhã dentro de um monumento histórico e rodeada por tenta arte é a experiência mais autêntica que vivenciei em trinta e sete anos de existência. 

Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Divulgação
Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Divulgação
Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Divulgação
Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Divulgação

É bom lembrar que, diferente de outras metrópoles, o centro de Milão é a parte mais chique da cidade. Os restaurantes Il Salumaio di Montenapoleone e Paper Moon Giardino são boas pedidas na região. Mas é a Zona Tortona que tem ganhado todos os holofotes nos últimos anos como um importante centro criativo repleto de designers, museus e lojas com curadoria cool — vale explorar. Se der fome, o restô da vez é o God Save the Food. E em setembro, o clássico romano Il Marchese migra para as bandas de lá. Stay tuned

Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Camila Neves
Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Camila Neves

Emendar a viagem à Roma, aliás, é sempre uma boa ideia para quem busca orgias gastronômicas das boas — a Flavia Millen deu todas as dicas aqui. Gostaria de acrescentar instituições locais como a Roscioli Salumeria, o Settimio al Pellegrino, o Ristorante Colline Emiliane, o Armando al Pantheon e o Al Moro, onde encontrei o estilista Valentino mais de uma vez. Gosto ainda de dar check em um dos hotéis cinco estrelas da rede nacional Rocco Forte — são dois na cidade, ambos muito bem decorados and localizados: o Hotel de Russie, nos pés da Piazza del Popolo, e o Hotel de la Ville, no topo da escadaria da Piazza di Spagna, nada menos que o epicentro da moda local (a flagship principal da Fendi fica ali). Em dias de chuva, o melhor programa é se jogar nos spas assinados por Irene Forte. E em dias de sol, o rooftop Cielo garante vista belíssima da cidade eterna e experiência vera de um dolce far niente a la romana.

Salone del Mobile Milano 2022
Foto: Divulgação

Tags

Posts recomendados