Bia Haddad faz história no tênis feminino brasileiro
Tenista foi eliminada de Roland Garros com carreira de sucesso
O resultado impressionante da tenista Bia Haddad deixa um marco histórico para o tênis feminino brasileiro. A paulista de 1.85 de altura foi a primeira brasileira a se classificar para a semifinal de Roland Garros desde 1968 quando derrotou a tunisiana Ons Jabeur por dois sets a um nesta semana.
Com a virada apenas no último set, Bia disputou uma partida apertada. Ela perdeu o primeiro set por 6 a 3, mas se recuperou e venceu os dois seguintes. No segundo set, a tenista brasileira encontrou dificuldade, pois sua adversária Jabeur vencia sem perder nenhum ponto. A estratégia de Bia foi o que se chama de soltar o braço, arriscar winners de fundo de quadra para compensar a atuação na rede.
Disputando com a líder do ranking mundial – a polonesa Iga Swiatek -, Bia Haddad foi eliminada de Roland Garros nesta quinta-feira. A brasileira teve bons momentos em quadra, mas sucumbiu diante da melhor do mundo por 2 sets a 0. Apesar da derrota, o percurso de Bia nas quadras de tênis é vitorioso, e escreve uma nova história para o esporte no Brasil.
Quem é Bia Haddad?
A garra para o esporte está na herança de família da tenista. A paulista Beatriz Haddad Maia de 27 anos começou a jogar tênis aos 5 anos, sob influência da mãe, Lais Scaff Haddad, e da avó, Arlette Scaff Haddad, ambas tenistas. Seus primeiros passos nas quadras foram dados no Esporte Clube Sírio, um clube bastante importante da cidade de São Paulo. Desde pequena, Bia já mostrava talento nas quadras tanto que alcançou o 15º lugar no ranking juvenil feminino, conquistando dois vice-campeonatos de duplas em Roland Garros.
Em junho de 2022, a jovem tenista alcançou o 28º lugar no ranking geral do Woman’s Tennis Association (WTA) e 26º lugar no de duplas, a melhor posição de uma brasileira, desde a criação do pódio em 1970. Até aquele momento, a melhor posição teria sido de Maria Esther Bueno, considerada, até então, a maior tenista brasileira da história em 29ª posição.
Vários títulos e competições estão no currículo de Bia. No ano passado, a tenista brasileira conquistou dois torneios na grama: o WTA 250 de Nottingham e o WTA 250 de Birmingham, além de duplas em Sydney e Nottingham. No circuito WTA, além dos dois títulos simples, Bia conquistou outros dois em duplas em Bogotá, entre os anos de 2015 e 2017.
O talento de Bia Haddad ainda conquistou 26 títulos no circuito International Tennis Federatrion (ITF), sendo 17 de simples e 9 de duplas. Como profissional, ainda participou 8 vezes, em simples, e 5, em duplas, dos torneios de Grand Slam.
Bia já teve altos e baixos durante a carreira de sucesso. A jovem de 27 anos já sofreu muito com lesões e foi pega no doping, o que a fez ficar em último no ranking mundial. Por não ter conseguido se recuperar, ficou fora das Olimpíadas do Japão em 2021.
Há 4 anos, foi suspensa por doping e ficou 10 meses afastada das quadras. O episódio iniciou uma batalha na justiça brasileira para conseguir mostrar às autoridades que seu doping ocorreu devido a uma contaminação cruzada na manipulação de vitaminas em farmácia. As provas foram validadas e colocaram fim a sua suspensão em 22 de maio de 2020.
Em entrevista, Bia revelou que não conseguiu ler na íntegra a carta da Federação Internacional de Tênis (ITF) que a afastou das quadras. "Quando abri para ler, tive dificuldade de entender do que se tratava. Até que eu vi “provisional suspension” nas três primeiras linhas. Foi então que eu entendi. Era uma carta da ITF relacionada à Wada (Agência Mundial Antidoping). Levantei da mesa, fui para o banheiro e comecei a chorar muito. Na hora, o meu estômago embrulhou. A minha reação imediata foi ir ao banheiro e chorar. Eu desabei em lágrimas e já não conseguia ler mais nada. Até hoje, eu não terminei de ler a carta. Me arrepiei, gritei de desespero. Eu estava realmente desesperada", disse a jovem atleta ao podcast “A voz do tênis”.
Apesar das dificuldades de seu percurso, a tenista se mantém em 1º lugar no ranking brasileiro e 14º no mundial. Bia Haddad Maia soma aproximadamente US$ 3 milhões (R$ 14 milhões) em ganhos de premiação ao longo da carreira. Em seu post no Instagram, Bia Haddad agradece a todos pelo carinho das mensagens recebidas e afirma: “seguimos aprendendo”. A tenista ainda usou a frase da escritora brasileira Clarice Lispector. “Depois do medo, vem o mundo”, legendou sua foto na disputa em quadra.