Moda

Ontem e hoje: Betina de Luca lança coleção inspirada no tempo

Olhando para o passado e celebrando a vida, Betina de Luca faz uma imersão sobre o tempo na nova coleção
texture polka dot clothing apparel person human

A estilista Betina de Luca costuma transformar experiências de viagens em roupas. Entretanto, em meio à pandemia, reclusa em casa, o movimento foi para dentro de si e também o de pensar a evolução da humanidade. Foi assim que nasceu Tempo Tesouro, que dá cor e forma ao inverno 2021 da marca Betina de Luca + WaiWai Rio, que ela comanda ao lado de Leo Neves. De pinturas rupestres a desejos de moda contemporâneos, essa coleção também reforça o conceito de luxo artesanal da marca, feita de tecidos puros e muitas mãos.

Os bordados delicados, que são uma das marcas registradas da label, são feitos por um grupo de bordadeiras da região de Benfica, no Rio de Janeiro. É assim que surgem estampas com estética primitiva e quadriculados, trabalhos preciosos com miçangas coloridas, linhas e pecinhas de metal, que decoram de quimonos a vestidos e conjuntos de camisa e calça. Tudo junto, remete a uma profusão de emoções. Apesar de nascerem da introspecção, não pense em apatia nem tristeza. A pegada é de leveza e otimismo, de quem está pronto para experimentar histórias inéditas.

image0.jpeg
A estilista Betina de Luca

O resultado, conta Betina, tem um quê de memória de uma época que não vivemos, junto com um sentimento de familiaridade. E também sobre a maior riqueza, que é estar vivo. Foi nesse tom de celebração que nasceu o manifesto que acompanha a coleção. “Estamos prontas para viver dias de deusas, enfeitadas por pedaços de astros. Protegidas por bichos e monstros. Rumo a um passado que renasce sempre fresco”, diz o documento, em tom poético.

BETINA_062.jpg
BETINA_1119.jpg
BETINA_148.jpg

Essa não é a primeira coleção da marca desenvolvida durante a pandemia. Houve também Imperio Corazón, inspirada no México. Haikai, a anterior, foi gestada antes do distanciamento social que impôs mudanças na dinâmica das lojas, que haviam sido inauguradas no fim de 2019, no Shopping Iguatemi, na capital paulista. Além das turbulências impostas pela covid-19, o ano passado foi de mudanças profundas na vida de Betina. “No começo, estava no Rio. Vim para São Paulo para ficar cinco dias e não retornei”, recorda. A cerimônia de casamento que seria celebrada com uma festa em Salvador deu lugar a uma reunião para familiares e amigos mais próximos. Junto com a nova vida a dois, ela ainda encontrou espaço para administrar as obras e a inauguração do segundo endereço da marca, no bairro dos Jardins.

A moda virou profissão bem cedo para Betina, que desde criança acompanhava os passos da mãe no comando de uma loja. A estreia foi com a multimarcas Bebel, aos 18 anos, enquanto ela cursava jornalismo. Em um prédio charmoso, em Ipanema, recheava as araras com criações de estilistas inéditos na cidade. Na sequência, foi gerente de marketing do shopping Fashion Mall. Aperfeiçoou o olhar para moda e arte com cursos em Londres e Florença.

BETINA_1417.jpg
BETINA_1309-copy.jpg
BETINA_950 (1).jpg

Depois, passou pelo estilo da marca Filhas de Gaia e, em 2012, lançou a Virzi + De Luca, com Marcella Virzi. Foram três anos e meio conquistando com suas bijoux divertidas e maximalistas it-girls cariocas e celebridades internacionais, como Kate Moss e Lady Gaga. Nesse período, a marca contabilizou mais de 50 pontos de venda mundo afora, incluindo a Harvey Nichols e o e-commerce Net-A-Porter. Se foi o encerramento de um ciclo, 2015 também significou o começo de outro, dessa vez com Leo Neves. É parceria com momentos a quatro mãos e solo em perfeito equilíbrio estético e de business.

1 / 12
Estampas e bordados preciosos feitos de miçangas coloridas, linhas e pecinhas de metal se misturam em Tempo Tesouro

Tags

Posts recomendados