Skincare diurno e noturno: o passo a passo para cuidar da pele
Qual é o melhor momento do dia para fazer minha rotina?
Pode fazer skincare de dia e de noite?
Claro, idealmente devemos ter uma rotina pela manhã e outra à noite, sempre.
Quais são os passos de uma SkinCare diurno e o que passar no skincare noturno?
O primeiro passo, tanto de dia quanto à noite, é a limpeza da pele, que pode ou não ser feita com o mesmo produto. À noite precisamos retirar resíduos de poluição, maquiagem, filtro solar, oleosidade, então pode ser necessário complementar com uma solução micelar ou demaquilante.
O segundo passo pode ser a aplicação de um tônico, mas essa etapa pode ser dispensada por quem quiser uma rotina mais enxuta. Pela manhã, procuro sempre incluir um bom antioxidante antes da aplicação do filtro solar. A ideia é focar em proteção pela manhã, pois durante o dia ficamos expostos a diversos agressores ambientais, especialmente os raios ultravioletas.
À noite, a ideia é investir em reparar o dano ocorrido durante o dia e renovar a pele. É quando entram os ácidos que estimulam a renovação e síntese de colágeno, como Retinoico, glicolico, mandélico por exemplo. A hidratação pode entrar tanto de dia, de preferência em veículos mais leves, quanto à noite.
O skincare se diferencia para cada tipo de pele?
Não só com o tipo de pele, mas também com queixas específicas. O que exemplifiquei acima é uma rotina para manter uma pele bonita e saudável, mas podemos precisar incluir tratamento para acne, manchas, rosácea, etc. Por isso, é ideal consultar o dermatologista, que entenderá as necessidades da pele e adaptará o skincare a ela e à rotina de cada paciente.
Quais são os principais ativos para um bom skincare?
O mais indispensável é sempre o uso do filtro solar. Um bom antioxidante (idealmente em rodízio), um retinóide ou alfa hidroxiacido (glicólico é um deles) e hidratação.
Como deve ser uma rotina de skincare para peles 50+?
Em geral depois dos 50 a pele está mais ressecada e a barreira cutânea merece atenção especial. E em geral nessa idade observamos alterações na pigmentação, linhas mais evidentes e outras queixas que devem ser endereçadas cada a caso. O ideal é um rodízio de ativos, mas sempre procurando manter as funções de hidratação, renovação e os antioxidantes.
Qual o erro mais comum que as pessoas cometem ao fazer skincare e porque nao fazer?
O erro mais comum é não usar o filtro solar, o maior aliado na prevenção e também no tratamento do fotoenvelhecimento. Previne a formação de rugas, manchas, flacidez, além do câncer de pele.