Por que o azeite virou um ingrediente estrela dos cosméticos?
Sabemos bem que o azeite é o ingrediente versátil perfeito para qualquer prato: um substituto leve mas delicioso da manteiga e uma necessidade no armário da cozinha de quem cozinha até as refeições mais simples. Uma gordura derivada de azeitonas, o alimento básico comum na cozinha, pode fazer sua mágica em outras áreas da sua vida também.
O azeite de oliva é rico em antioxidantes anti-envelhecimento e esqualeno hidratante, formando a combinação perfeita de nutrientes para uma pele, cabelo e unhas saudáveis. A antiga lenda literária de Homero não o chamou de "ouro líquido" por nada.
Civilizações mediterrâneas, como gregos, romanos e fenícios, começaram a cultivar oliveiras e a extrair seu óleo por volta de 3.000 a.C. O óleo foi especialmente elogiado na Grécia Antiga, onde foi descrito como um sinal de imortalidade, riqueza e paz. Membros abastados da sociedade se banhavam em azeite de oliva e os atletas o esfregavam em seus corpos em preparação para massagens antes e depois dos Jogos Olímpicos.
Há uma razão pela qual o azeite de oliva é usado na pele há milhares de anos: não só é suave e luxuoso, mas seus antioxidantes e esqualeno atuam juntos para combater os danos do sol e a pele seca. Até mesmo Cleópatra era conhecida por ensaboar seu corpo para manter a pele jovem e flexível.
Embora esfregar azeite de oliva no rosto possa parecer uma receita para entupir nossos poros, alguns dermatologistas dizem que é seguro para qualquer área do corpo. Hidrata a pele evitando a perda de água e sua consistência oleosa é perfeita para tirar a maquiagem das fendas da pele e suavizar as áreas sensíveis do rosto. Além de prevenir o envelhecimento, evitando que a pele cresça seca, os antioxidantes naturais do azeite protegem ativamente contra irritações e danos ambientais.
Por causa de seu esqualeno hidratante, o azeite de oliva também é eficaz para amaciar cabelos secos ou unhas quebradiças. Ele pode ser usado como uma máscara de cabelo para dar um brilho suave ao cabelo - basta deixá-lo descansar por 20 minutos e enxaguar - ou misturado com limão antes de lavar para combater a caspa. Aplicar algumas gotas de azeite de oliva nas cutículas irá mantê-las saudáveis e sem rachaduras, além de ajudar a estimular o crescimento.
Mas lembrando que o ideal é comprar cosméticos que tenham sido formulados com azeite de oliva com o intuito de ser passado na pele e que seja seguro.