Wellness

As redes sociais estão sabotando sua carreira? Veja como lidar

Algumas dicas são importantes quando você coloca informações pessoais na Internet
mobile phone electronics phone cell phone face person human furniture

Você sabia que um terço dos empregadores rejeita candidatos por causa de seu perfil na mídia social? A procura de emprego nunca foi tão competitiva. O desemprego está aumentando a cada dia e as demissões são atualmente as mais altas graças ao efeito econômico da pandemia.  

Mas será que suas redes sociais estão sabotando sua carreira? Para chegar à frente e se destacar por todos os motivos certos é hora de assumir o controle e dar uma promoção à sua mídia social. 

 

 

A mídia social, quando usada de maneira inteligente, pode ajudar a conseguir seu próximo emprego, entrar em um novo setor ou abrir suas asas para iniciar seu próprio negócio.  

A maioria dos recrutadores e empregadores usa a mídia social para pesquisar talentos. Você pode pensar que é justo, mas a parte assustadora é que um terço dos empregadores rejeita candidatos com base em algo que viram em seus perfis de mídia social. Veja algumas dicas abaixo:

 

  

1. Pesquise seu nome

Antecipe qualquer desastre e pesquise no Google para ver o que acontece. Limpe o histórico do seu navegador antes de fazer isso, pois os resultados às vezes são influenciados pelo que você já pesquisou. Coloque seu nome, nível educacional e empregador atual na barra de pesquisa e veja o que os resultados mostram.

Provavelmente, mesmo que você esteja atento ao que está postando nas redes sociais, provavelmente há algumas edições que você pode fazer para causar uma impressão melhor e também vale a pena verificar ou ajustar algumas de suas configurações de privacidade.

 

 

2. Evite ser ultrapassado pelas novas informações

Manter-se informado com os últimos desenvolvimentos, opiniões e tendências é vital, especialmente se você está atualmente desempregado. Você não quer parecer alienado em uma entrevista.

Esteja atento às discussões às quais você pode agregar valor e percepção. Três maneiras de encontrar oportunidades para fazer isso são por meio de grupos do LinkedIn, bate-papos no Twitter e pesquisa de termos-chave do setor como hashtags no LinkedIn.

 

 

3. Não se esconda

Depois de encontrar um canal de mídia social que melhor mostre você e sua carreira, abrace-o! Por que não escrever ou filmar um artigo de sua opinião? Você ficará surpreso com o impacto que um artigo curto e informativo nas redes sociais pode ter sobre a sua visibilidade. 

Há muito espaço criativo para demonstrar seu conhecimento - talvez uma mini série IGTV, vídeos semanais de conhecimento no LinkedIn, dicas diárias de grupos no Facebook ou filmagens de bastidores.

 

 

4. Não se isole

O espírito de comunidade nunca foi mais vibrante e solidário do que agora nas redes sociais. Independentemente de você estar procurando um novo emprego, pensando em entrar em uma nova indústria ou não saber qual será o próximo passo na sua carreira, há um grupo maravilhoso de pessoas esperando para ajudá-lo. 

O Instagram está repleto de contas que estão prontas para oferecer suporte diário, compartilhar conhecimento gratuito e superútil e conectar-se com pessoas que podem ajudá-lo a se aproximar ainda mais de uma renda estável. A barra de pesquisa de mídia social será sua melhor amiga se você estiver disposto a sair de sua bolha.

 

 

5. Crie um estilo

Criar uma marca ou estilo próprio para você mesmo pode parecer audacioso para alguns. Mas reserve um tempo para pensar sobre como você pode apresentar todas as melhores partes de sua personalidade profissional de uma forma relacionável que possa compartilhar nas redes sociais para que um futuro empregador ou colaborador fique curioso para saber mais sobre você. 

Uma ferramenta excelente, gratuita e inteligente para ajudá-lo a criar modelos de marca é o Canva. E não se intimide em compartilhar alguns detalhes sobre você como pessoa - os empregadores procuram contratar não apenas por habilidade, mas também por alguém com uma personalidade que se encaixe melhor com sua estrutura de equipe atual.

 

 

Tags

Posts recomendados