Hommes

Nova Zelândia proibirá o consumo de cigarro no país

A Nova Zelândia vai proibir a venda de tabaco para sua próxima geração em uma tentativa de acabar com o fumo no país

person human smoking smoke
Foto: Getty Images

Na última semana, algumas novas propostas foram divulgadas pelo governo da Nova Zelândia a fim de melhorar a saúde do país. Uma delas foi o planejamento da proibição da compra de cigarros por jovens nascidos depois de 2008. 

"Queremos ter certeza de que os jovens nunca começarão a fumar, então consideraremos um crime vender ou fornecer produtos de tabaco para novos grupos de jovens", disse o Ministro da Saúde da Nova Zelândia, Ayesha Verrall, em um comunicado. "Se nada mudar, levará décadas até que as taxas de fumantes caiam para menos de 5%, e este governo não está preparado para deixar as pessoas para trás."

Outra parte da proposta é reduzir o número de vendedores autorizados, reduzindo, assim, os níveis de nicotina em todos os produtos.

smoking person smoke human finger
Foto: Pexels

Atualmente, 11,6% de todos os neozelandeses com mais de 15 anos fumam (proporção que sobe para 29% entre os adultos). O governo pensa em introduzir a proposta na legislação em junho do ano que vem, com o objetivo de torná-la lei, pelo menos, até o final de 2022. Já as restrições começariam em 2024, com uma redução significante no número de vendedores, seguida pela redução das necessidades de nicotina em 2025 e a criação da geração "sem fumo" a partir de 2027. 

tower architecture building rocket transportation vehicle spire steeple
Foto: Unsplash

Se tudo sair como o esperado, a nova lei tornará a indústria de tabaco da Nova Zelândia uma das mais restritas do mundo, ficando logo atrás do Butão, onde as vendas de cigarros são totalmente proibidas.

Tags

Posts recomendados