Pop culture

Mariah Carey vence processo por 'All I Want For Christmas Is You'

Mariah Carey foi processada e acusada de plágio por hit natalino 

head person face dimples happy smile adult female woman
Mariah Carey (Foto: Getty Images)

Mariah Carey venceu uma ação judicial após ter sido processada por um dos maiores sucessos de sua carreira, a música 'All I Want for Christmas Is You'. A cantora estava sendo acusada de copiar ilegalmente elementos de uma música country de mesmo nome."

Mariah Carey (Foto: reprodução/ instagram @mariahcarey)

Segundo a Reuters, em uma decisão no tribunal de Los Angeles, na última quarta-feira (19), a juíza Monica Almadani defendeu que os compositores da versão country de 'All I Want for Christmas Is You', Vince Vance and the Valiants, não conseguiram demonstrar que a música era similar à de Mariah e, por causa disso, o caso de violação de direitos autorais não foi sustentado.

Mariah Carey (Foto: Getty Images)

Entre os especialistas dos réus, o Dr. Lawrence Ferrara – musicólogo, professor de música e diretor emérito de estudos musicais na Universidade de Nova York – afirmou que, embora as músicas compartilhassem o mesmo título, as semelhanças nas letras eram "fragmentárias, utilizadas com frases diferentes, arranjadas de maneira distinta e... de uso comum". Elementos musicais considerados "de uso comum" não são passíveis de proteção por direitos autorais.

Mariah Carey | Foto: Reprodução/ Instagram @mariahcarey

A versão de 'All I Want for Christmas Is You', de Vince Vance and the Valiants, foi lançada em 1989 e alcançou as paradas country da Billboard na década de 1990. Já a música de Mariah aparece no álbum de 1994 da artista, chamado 'Merry Christmas', e alcançou o topo das paradas em todas as temporadas de festas natalinas desde 2019.

Mariah Carey (Foto: Getty Images)

O processo foi aberto em 2023. Na época, eles disseram que Mariah Carey copiou a 'comparação estendida entre um ente querido e as armadilhas do luxo sazonal', além de elementos líricos e musicais da canção deles. A dupla pedia uma indenização de US$ 20 milhões (cerca de R$ 113,4 milhões na cotação atual).

Mariah Carey (Foto: reprodução/ instagram @mariahcarey)

Em 2024, Mariah Carey chegou a se pronunciar sobre o assunto, afirmando que as duas músicas são 'completamente diferentes'. Ela argumentou ainda que quaisquer elementos semelhantes eram comuns em muitas músicas de Natal, como sons de 'neve, visco, presentes sob as árvores de Natal e o desejo de ter um ente querido'.

Mariah Carey (Foto: Getty Images)

Tags

Posts recomendados