Karla Sofía Gascón banida do Oscar por criticar Fernanda Torres?
Karla Sofia Gascón pode ser banida do Oscar após falar mal de Fernanda Torres! Entenda as regras da Academia
Karla Sofía Gascón pode ter sua participação no Oscar 2025 comprometida! Isso porque, uma fala da atriz espanhola pode ter ferido as diretrizes da Academia responsável pela premiação. "Há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de 'Emilia Pérez'. Isso fala mais deles e do filme deles do que do meu", disse Karla Sofía.
A atriz, que estrela o filme ‘Emilia Pérez’ dirigido pelo francês Jacques Audriard, insinuou em entrevista ao Folha de S. Paulo, que vem sofrendo ataques por sua atuação. Durante a entrevista, ela também afirmou não gostar das "equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas tentando diminuir o trabalho de outros como o meu ou o filme porque isso não leva a lugar algum."
A espanhola afirmou que Fernanda Torres é "uma mulher que merece todo reconhecimento do mundo" e que ficou "muito feliz" pelo Globo de Ouro da brasileira. Os internautas, ao verem o posicionamento de Gascón, compararam a sua entrevista a um vídeo postado por Fernanda em suas redes sociais, na qual a brasileira contava que Gascón foi gentil com ela e pede aos brasileiros para não postarem hates nas redes da espanhola.
As duas atrizes concorrem ao Oscar de ‘Melhor Atriz’ com Ainda Estou Aqui e Emilia Pérez, os mesmos filmes disputam também a categoria de melhor filme internacional. Na última quarta-feita (29), Gascón divulgou um comunicado na revista Variety: “Sou uma enorme fã da Fernanda Torres e tem sido maravilhoso conhecê-la nos últimos meses. Nos meus comentários recentes, eu estava me referindo à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas redes sociais que, infelizmente, continuo a experienciar. A Fernanda tem sido uma aliada incrível, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso”, diz a atriz.
Regras da Academia
A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, responsável pelo Oscar, divulga anualmente uma lista de regras para cada edição do prêmio. Ou seja, estas regras são válidas por um ano. O regulamento da 97ª edição, está disponível no site da Academia e lista principais regras de comunicação para membros da Academia, empresas de cinema e indivíduos diretamente associados a filmes elegíveis. De acordo com o documento, "membros, empresas de cinema e indivíduos diretamente associados a um filme elegível devem estar cientes do impacto que suas comunicações públicas podem ter, direta ou indiretamente, na promoção de um filme, performance ou realização, assim como no processo de premiação."
As regras são claras sobre não "incentivar ou desencorajar membros a votar em qualquer filme, performance ou realização" e também não permitir "compartilhar informações falsas ou enganosas sobre um filme, performance ou realização.”
Qualquer pessoa pode recorrer à Academia para reclamar sobre o comportamento de um membro ou pessoa vinculada a um filme em disputa usando o endereço de e-mail disponibilizado pela Academia em seu regulamento.
A revista Variety afirma que "os comentários de Gascón não violam nenhuma diretriz" porque a atriz espanhola "não faz observações depreciativas sobre a performance de Torres, o que violaria as regras da Academia. Muito pelo contrário, Gascón elogia sua colega de indicação como atriz."
Ainda não é possível dizer se Gascón será punida, mas segundo a Academia: "A administração da Academia revisará as violações alegadas para determinar se são não frívolas, não retaliatórias e adequadamente fundamentadas. Se a violação for adequadamente comprovada, ela poderá ser encaminhada ao Comitê de Premiação para consideração sobre se houve uma violação das Regulamentações Promocionais e, em caso afirmativo, a aplicação de uma penalidade correspondente. O sujeito da alegada violação será notificado e terá a oportunidade de responder por escrito ao Comitê de Premiação antes da reunião, onde será considerado se houve uma violação e possíveis penalidades."
Caso seja identificada uma má conduta de Gascón, ela pode sofrer penalidades como:
- Suspensão ou revogação dos privilégios de envio de correspondência e comunicação;
- Revogação dos privilégios para participar de eventos da Academia;
- Desqualificação de um filme, performance ou realização para consideração de prêmios;
- Anulação de uma indicação ao Oscar;
- Revogação dos privilégios de voto.