Belize removerá rainha Elizabeth II como sua chefe de estado
Belize acaba de anunciar a medida
Belize não aguardou nem uma semana desde a visita do príncipe William e Kate Middleton, que estavam em tour real pelo Caribe, e já anunciou que deseja retirar a rainha Elizabeth II formalmente como sua chefe de estado. O país acaba de dar o primeiro passado para formalizar o processo e segue o exemplo de Barbados, que conquistou sua independência política e se estabeleceu como uma república.
De acordo com relatórios obtidos pelo jornal inglês "The Independent", o governo criou a Comissão Constitucional Popular, um órgão do Ministério da Reforma Constitucional e Política, que realizará consultas em todo o país sobre o processo de descolonização em andamento. O político belizenho Henry Charles Usher, "talvez seja a hora de Belize dar o passo seguinte em busca de sua verdadeira independência. É uma questão que o povo de Belize deve decidir”.
Kate e William visitam Belize na primeira etapa de sua visita oficial, e logo enfrentaram diversos protestos que exigiam desculpas e reparações pelo regime escravocrata que a Grã-Bretanha exerceu na região por muitos anos. O duque, a duquesa de Cambridge e toda a família real foram acusados de se beneficiarem do "sangue, lágrimas e suor" da população caribenha.