Autora de Friends se desculpa por falta de diversidade na série
Autora de Friends doa 20 milhões de reais como pedido de desculpas pela falta de diversidade na produção da série
A produtora Marta Kauffman, um dos nomes por trás da aclamada série "Friends", acaba de pedir desculpas pela falta de diversidade na produção lançada em 1994 e com novos episódios até 2004. "Aprendi muito ao longo dos últimos 20 anos", compartilhou em recente entrevista ao jornal norte-americano Los Angeles Times.
Além do pedido de desculpas, a produtora resolveu fazer uma doação no valor de US$ 4 milhões (cerca de R$ 20 milhões) para o Departamento de Estudos Afro-Americanos da Brandeis University. Ela revela que resolveu fazer isso após o assassinato de Georfe Floyd, morto por policiais em 2020. “Demorei muito para compreender como acabei internalizando o racismo sistêmico. Tenho trabalhado pesado para me tornar uma aliada, uma anti-racista. E essa me pareceu a melhor forma de participar das conversas sendo uma mulher branca”, desabafa.
"Friends" mostra a rotina de seis amigos brancos e héteros que compartilham um apartamento e diferentes histórias no bairro de Greenwich Village, em Nova York e isso, principalmente nos dias de hoje, mostra a falta de representatividade na série. "Assumir e aceitar sua culpa não é fácil. É doloroso se encarar no espelho. Fico constrangida por não ter sido mais sábia há 25 anos. Concluí que precisava agir”, declarou Marta.