Chanel: apartamento de Gabrielle é a inspo da temporada
Para o verão 2023 da alta-costura, Chanel trouxe uma inspiração um pouco diferente: o antigo apartamente de Gabrielle, na rue Cambon, em Paris
O apartamento de Gabrielle Chanel na rue Cambon, 31, passou por uma histórica restauração assinada pelo designer francês Jacques Grange. Apresentado em 2021 – 50 anos após sua morte – o espaço foi o ponto de partida da coleção alta-costura verão 2023 da Chanel.
Tudo começou com uma visita da diretora criativa Virginie Viard e do artista Xavier Veilhan ao imóvel, que exibe uma biblioteca invejável, além de móveis e uma coleção de objetos, esculturas, desenhos representando leões, corças, veados, pássaros e camelos. “Para sua terceira participação, pedi a ele que reinterpretasse o bestiário do apartamento e incorporasse o seu próprio”, diz Virginie, acrescentando, no texto distribuído à imprensa, que todo o universo do bordado da coleção é voltado para o mundo animal. São inserções delicadas, mesmo quando aparece em cristais. Da parte de Xavier veio o filme da temporada e a cenografia do início do desfile, que nos remete ao “Cavalo de Troia” com 11 animais monumentais feitos de madeira, papelão e papel levando as modelos até a passarela. A imagem criou uma abertura poética e lúdica. Com cartolas e gravatas borboleta, as garotas lembravam mestres de cerimônia de um circo imaginário.
Chanel sempre nos recorda sobre o preciosismo do feito à mão, e aqui não foi exceção, principalmente por ser alta-costura, a quintessência do luxo artesanal – tendo como ponto alto a noiva em um vestido bordado de andorinhas encerrando o show. Babados tipo mil folhas, bordados delicados e tweeds especiais estão nos 51 looks, formando uma variedade formidável de texturas de superfície. Vestidos e macacões, sobreposições, transparências, babados, pregas, alças finas e rendas repintadas foram confeccionados em tule de seda, tafetá, organza, crepe georgette e renda chantilly. Para arrematar, ainda, botinhas e sapatinhos slim back com frente de mocassim, e luvas brancas. Lindo.