Oscar: filmes brasileiros que quase levaram uma estatueta
Além de ‘Ainda Estou Aqui’: relembre os filmes brasileiros que foram indicados ao Oscar
O filme Ainda Estou Aqui (2024), dirigido por Walter Salles e estrelado por grandes atores como Fernanda Torres e Selton Mello, está cotado para ser indicado ao Oscar! A obra, que ganhou o coração dos brasileiros e retrata a família Paiva durante o período da ditadura militar no Brasil, é uma das fortes candidatas a levar a famosa estatueta para casa.
Além dela, outras produções brasileiras também já estiveram muito perto de ganhar um dos maiores prêmios cinematográficos do mundo. Embora nenhuma ainda tenha atingido o marco, nunca é tarde para sonhar, não é? Confira abaixo, alguns destes filmes:
O Pagador de Promessas (1962)
O filme foi dirigido por Anselmo Duarte e foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional.
O Beijo da Mulher-Aranha (1985)
O filme dirigido por Hector Babenco teve grande influência brasileira, com Sonia Braga no elenco. Recebeu indicações em quatro categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado, e rendeu a William Hurt o Oscar de Melhor Ator.
Central do Brasil (1998)
Também dirigido por Walter Salles, diretor de ‘Ainda Estou Aqui’, o filme foi indicado a Melhor Filme Internacional e Fernanda Montenegro concorreu ao prêmio de Melhor Atriz.
Cidade de Deus (2002)
O filme de Fernando Meirelles conseguiu quatro indicações: Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.
O Menino e o Mundo (2015)
A animação de Alê Abreu foi indicada na categoria de Melhor Filme de Animação.
Democracia em Vertigem (2019)
Dirigido por Petra Costa, foi indicado a Melhor Documentário. O filme é uma análise profunda sobre os acontecimentos políticos recentes no Brasil.