Maria Madalena: qual era seu verdadeiro rosto?
Você sabe qual era a verdadeira face de Maria Madalena, uma das figuras mais conhecidas da Bíblia?
Maria Madalena é, sem dúvidas, uma das figuras mais conhecidas da Bíblia. Devido à sua imagem e história, ela é, até hoje, alvo de muita teoria da conspiração e questionamentos sobre sua verdadeira vida. De textos critãos à cultura popular, sua posição de destaque faz com que, sempre que seu nome é citado, crie-se uma dúvida: qual seria seu verdadeiro rosto?
Muitos modelos, pinturas, esculturas já foram criadas com base em relatos antigos e estudos. Em 2015, por exemplo, os brasileiros Paulo Miamoto, especialista em odontologia forense, e o designer Cícero Moraes, exibiram o rosto de Maria Madalena recriado a partir de um processo de reconstrução virtual. O modelo feito através de fotos do famoso crânio de Maria Madalena localizado em Saint Maximin, na França, levou cerca de um mês para ficar pronto e foi todo ajustado em conjunto com uma Igreja local. A técnica utilizada pelos especialistas é conhecida como fotogrametria, geralmente utilizada por arqueólogos e adaptada para refazer crânios, cenas de crimes e até construções arquitetônicas.
Outro modelo foi criado por Philippe Charlier, bioantropólogo da Universidade de Versailles e Philippe Froesch, artista forense. O processo foi quase o mesmo dos brasileiros: eles tiraram mais de 500 fotos do crânio em diferentes ângulos e, com base nisso, criar um modelo computadorizado em 3-D do rosto que apresentava características como o tamanho do crânio, as maçãs do rosto e a estrutura óssea, deduzindo que, quando morreu, ela era uma mulher de aproximadamente 50 anos e que tinha ascendência mediterrânea. Segundo Froesch, todo o trabalho de criação foi desenvolvido com técnicas forenses do FBI usadas por ele em cenas de crime.