Cultura

Ficção Fashion: 3 histórias inspiradas pelo universo da moda

Aliando imaginação e criatividade, separamos algumas obras de ficção que tem a moda como cenário para enredos, personagens e emoções

person sitting adult female woman blanket cushion home decor face head
Leitura | Pexels

A literatura é capaz de nos transportar para realidades diferentes. Aliando informação a uma boa dose de criatividade, a moda também nos permite criar e expandir mundos a partir de nossa imaginação e conhecimento. Resgatando as técnicas de um bom enredo, o gênero de ficção tem mergulhado no mundo da moda para inspirar leitores e apreciadores desse universo.

Pensando nisso, separamos três obras de ficção imersas no mundo da moda que constroem tramas, personagens e emoções. Confira!

Os oito vestidos Dior, de Jade Beer

Os oito vestidos Dior, de Jade Beer | Reprodução: Amazon

Enfatizando a relação entre a avó Sylvie e sua neta Lucille, a obra aborda o percurso para encontrar um inestimável vestido Dior. Para tanto, Lucille terá que percorrer as ruas de Paris em busca respostas para a importante peça.

Nessa aventura, a jovem irá se deparar com um mistério muito maior do que esperava. As pistas contidas no vestido a levam para a Paris de 1952, época em que o glamour e a moda franceses estavam vivendo o seu auge, e, de repente, Lucille se vê envolta no passado de Alice Ainsley.

Esposa do embaixador britânico, Alice tem como única função manter as aparências. Seu marido não deixa que lhe faltem joias, banquetes e vestidos de alta-costura, mas o que ela realmente quer é se sentir amada. Lucille e Alice vivem em épocas diferentes, mas seus caminhos se cruzam. A conexão entre elas é mais forte do que se pode imaginar e apenas um vestido Dior é capaz de trazer à tona segredos que vão mudar suas vidas.

Senhora Harris vai a Paris, de Paul Gallico

Senhora Harris vai a Paris, de Paul Gallico | Reprodução: Amazon

A Senhora Harris trabalha limpando as casas dos londrinos mais afortunados. Ao arrumar o guarda-roupa de Lady Dant, a senhora se depara com a peça de roupa mais linda que já viu: um vestido Dior. Em todos os anos de sua existência humilde, ela nunca viu nada tão mágico e nunca quis tanto algo como antes. Determinada a tornar seu sonho em realidade, a Senhora Harris economiza e trabalha muito até que, depois de três longos anos, finalmente consegue ir a Paris.

Quando chega à maison Dior, a Senhora Harris não tem ideia de como sua vida está prestes a mudar. Sempre gentil, alegre e cativante, a indomável Senhora Harris vai aproveitar Paris e aprender uma das maiores lições de sua vida.

A vingança veste Prada, de Lauren Weisberger

A vingança veste Prada, de Lauren Weisberger | Reprodução: Amazon

Depois do sucesso de público e crítica de O diabo Veste Prada, com direito à adaptação cinematográfica icônica que marcou uma geração, Lauren Weisberger continua a historia de Andy Sachs pelo mundo da moda e das revistas.

Depois de ter abandonado seus dias sofridos atendendo as ordens inusitadas de Miranda Priestly na revista Runway, Andy resgatou a parceria de Emily, ex-assistente de Miranda, e, juntas, resolveram fundar uma revista especializada em cobrir os glamorosos casamentos de ricos e famosos. Sofisticada, estilosa e de bom gosto, The Plunge é a revista mais luxuosa neste segmento, uma Runway para noivas.

Quando tudo parece estar em ordem, surpresas e emoções vão surgir no caminho das personagens no comando de uma revista que começa a conquistar o mercado. Com o sucesso, Andy fica com dúvidas sobre os possíveis caminhos de sua trajetória profissional. Com o grande sucesso da Plunge, o grupo Elias-Clark, onde Miranda reina, vê na revista um ótimo investimento. E, se o diabo está nos detalhes, este não vai deixar nada passar.

Tags

Posts recomendados