Tranças são consideradas tendência de penteado de 2021
As tranças são um tipo de penteado que faz parte da história há muitos anos, com uso que vai além de uma composição estética, estando ligada à etnia, religião, família e posição na sociedade. Hoje, elas são um marco de resistência e empoderamento, com uma história e significado que traz à tona diversas discussões importantes.
Cada vez mais, as tranças têm encontrado espaço no mainstream e são usadas por grandes personalidades da música, do cinema e da literatura, como Beyoncé e IZA, que usam o penteado também como maneira de perpetuar e relembrar a importância histórica deste tipo de manifestação, levando a questão especialmente para quem dificilmente entraria em contato com esta temática de outra forma. Os penteados intrincados, tendo as tranças como base, aparecem várias vezes em premiações e eventos importantes — Zendaya, por exemplo, usou um penteado com tranças no Critics Choice Awards —, trazendo uma nova percepção cheia de significado para o cabelo.
Geração jovem tem grande impacto na criação de tendências
Nas redes sociais, uma nova leva de influencers tem aparecido para ditar as próximas tendências – entre elas, muitas garotas negras, que encontram nessas plataformas um espaço para falar sobre identidade, autenticidade, moda e autoestima. Desta forma, cresce o número de referências para jovens que, até então, tinham uma gama baixa de influenciadores e comunicadores.
Por conta disso, tendências variadas têm aparecido para suprir a demanda de uma geração que busca maneiras de se identificar, colocando personalidade em tudo aquilo que consome. Segundo o Pinterest Predicts – um relatório lançado pela rede social Pinterest, com previsões das tendências para 2021 em relação a vários setores, baseado nas mudanças de comportamento de seu público –, a busca por termos relacionados a tranças cresceu de maneira impressionante. De acordo com dados da pesquisa, a busca ano a ano pelo termo “tranças boxeadora sem nós” aumentou em 150%, por “estilos de tranças sintéticas” aumentou 145% e por “trança bolha” aumentou 135%. Os números deixam claro que este tipo de penteado tem se tornado cada vez mais popular e comentado.
Por conta de todo o peso histórico, este tipo de penteado levanta polêmicas em relação a quem pode usá-lo e a responsabilidade por trás de carregar uma trança. Assim, é sempre importante buscar diferentes opiniões e se manter informada, ouvindo pessoas que estejam dentro do movimento negro, por exemplo.
As tranças finas são a versão do penteado que aparece sendo usada com mais frequência. Este tipo é muito usado por mulheres que estão passando pela transição capilar, momento em que estão abandonando o uso de química para alisar os cabelos e assumindo o estado natural dos fios. O processo pode ser difícil para muitas mulheres, já que a transição capilar afeta questões como autoestima e percepção pessoal. Por isso, as tranças se tornam aliadas, ajudando a proteger o cabelo e colaborando com o crescimento.
Este penteado também pode ser usado como forma de arte ou manifestação cultural, como é o caso das criações feitas por Laetitia Ky, artista e modelo que usa extensões de cabelo em conjunto com diferentes materiais, como lã e arame, para formar headpieces impressionantes, ou a headpiece usada pela atriz KiKi Layne em um evento, que simula o efeito de uma coroa, tornando a peça ainda mais simbólica.
Além desses estilos, as tranças aparecem de diferentes formas, seja com uma espessura mais grossa do que o convencional, ou fazendo parte de penteados mais elaborados, como o efeito bolha, em que o rabo de cavalo tem o comprimento do cabelo preso, de maneira que se formam “bolhas”. Coques com trança também são muito populares.
A versatilidade deste tipo de penteado permite que as tranças e suas variações sejam usadas em praticamente qualquer ocasião, carregando significado, personalidade e muita beleza. Não são poucas as vezes em que tranças aparecem em ocasiões formais, como premiações e eventos, seja com o uso de vestidos longos ou com um conjunto de terno. Elas também são incorporadas pelo visual esportivo e street style, acompanhadas de moletons e jaquetas corta-vento.